Disposição para mudanças e Empresa Familiar

O empreendedorismo tem fluido através do DNA de bravas famílias brasileiras que, apesar das adversidades características de nosso mercado, reconhecem em si a capacidade de adaptação e transformação para melhor explorar oportunidades.

Cada empresa familiar tem sua própria história, mas há desafios que todas enfrentam. Primeiramente, problemas com uma governança potencialmente fraca, reflexo da presença de gestores com perfis menos diversificados do que as empresas não familiares.

Os líderes das famílias também tem adiado ou evitado o planejamento para sucessão, e como consequência membros da geração seguinte apresentam falta de perícia ou desejo de administrar o negócio.

Esses aspectos explicam, em parte, porque empresas familiares de pequeno e médio portes são estigmatizadas, devido à percepção de que são “abafadas” e sem vontade de mudar. Frequentemente, mesmo as de grande porte, essas empresas lutam para atrair e reter altos talentos profissionais.

Entretanto, percebo que os problemas com sucessão e governança, encarados sob uma perspectiva de longo prazo, vem sendo superados com pragmatismo, dentre aquelas que possuem líderes que assumem o papel de guardiões dos valores e garantidores da adaptabilidade. O bem familiar maior, que é o acervo dos seus valores, não pode ser subestimado quando meticulosamente forjado para disposição de se adaptar a longo prazo.

É essa disposição para mudar que caracteriza as empresas familiares que ultrapassam gerações. Os líderes dessas empresas cultivam a paciência para experimentar, o que é fundamental para a sobrevivência. Isso é algo que empresas e profissionais em todos os lugares fariam bem em tomar nota.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s